Durante o congresso realizado em Aracaju, Ana Paula Barbosa, diretora de serviços de varejo da Nielsen IQ, revelou os primeiros números do Barômetro de Restaurantes e Similares, em parceria com a AHRESP. Segundo o estudo, as dificuldades no recrutamento e na contração de negócios são preocupações crescentes. Cerca de 36% dos entrevistados afirmaram ter sentido uma queda no consumo nos dois primeiros trimestres de 2024, levando a uma falta de confiança sobre os próximos 6 meses.
A principal razão apontada para a diminuição no consumo foi o menor poder aquisitivo, com 80% dos entrevistados concordando. Além disso, a falta de treinamento ou experiência (66%) foi identificada como a principal dificuldade no recrutamento de novos funcionários, seguida pela burocracia (24%), problemas de comunicação e falta de interesse por parte dos candidatos.
Mais da metade dos estabelecimentos (59%) empregam trabalhadores estrangeiros, sendo a nacionalidade brasileira a mais comum (79%). O tema impostos e tributação foi apontado como a maior preocupação para os próximos 6 meses por 48% dos entrevistados, refletindo a complexidade do ambiente fiscal para o setor.
No segundo dia do congresso, a discussão sobre saúde mental no trabalho foi destacada na sessão “Saúde e Inclusão”. Antónia Correia, presidente do KIPT, ressaltou que o risco de ‚desistir silencioso‘ é maior entre trabalhadores solteiros e na faixa etária de 25 a 34 anos. A propensão a desistir foi maior entre aqueles com ensino profissional e superior, assim como entre os que possuem salários mais altos.
O estudo realizado pelo laboratório KIPT em parceria com a AHRESP concluiu que para otimizar a retenção de talentos, é essencial ter uma gestão eficaz adaptada às necessidades dos diferentes tipos de trabalhadores. O congresso nacional AHRESP 2024, realizado no Parque de Exposições de Aveiro, reuniu 1.600 inscritos, 62 oradores e 36 expositores. O lema “Gestão é ter o coração do lado direito” permeou as discussões, com foco em compartilhar conhecimentos e inovações aplicáveis ao setor de restaurantes e alojamentos turísticos.