O Ministério da Educação (MEC) em parceria com organizações da sociedade civil, lançou uma coletânea de cursos gratuitos autoinstrucionais sobre educação midiática. Esses cursos são voltados para a formação continuada de professores e demais profissionais da educação, abordando temas essenciais para a cidadania digital, como o enfrentamento à desinformação, segurança online, promoção dos direitos humanos e fortalecimento da democracia.
A cultura digital é um aspecto fundamental da educação midiática e está relacionada à Competência Geral 5 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e um dos eixos da BNCC Computação. Essa iniciativa do MEC visa capacitar os educadores para lidar com os desafios e oportunidades que surgem no ambiente digital, preparando-os para orientar os alunos de forma consciente e responsável.
As inscrições para os cursos gratuitos estão abertas até 7 de junho e podem ser feitas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec). Os participantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em educação midiática e adquirir habilidades essenciais para promover uma cultura digital mais segura e ética.
Um dos cursos oferecidos é o de „Atividades complementares de educação midiática“, promovido pelo Redes Cordiais. Neste curso, os participantes terão acesso a materiais que abordam diferentes aspectos da educação midiática, como identificação de conteúdo impostor, reação a boatos, importância das histórias orais, entre outros. O objetivo é fornecer ferramentas para lidar com a desinformação, discurso de ódio e segurança digital.
Outra opção de curso é o de „Educação midiática para adolescentes e jovens – Cidadão Digital“, que visa conscientizar os jovens sobre a importância da cidadania digital e combate à desinformação online. Com carga horária de 5 horas, o curso aborda temas como informações, prejuízos da desinformação, agências de checagem e responsabilidade das plataformas.
Para aqueles interessados em aprofundar suas habilidades de verificação de conteúdo na internet, o curso „Fake Dói: verificação de conteúdo na internet com técnicas abertas (OSINT)“ é uma excelente opção. Com carga horária de 25 horas, o curso oferece vídeos curtos e artigos educativos que ensinam técnicas de investigação na web, como busca avançada, análise de credibilidade de websites e investigações visuais.
Em resumo, os cursos gratuitos de educação midiática oferecidos pelo MEC são uma oportunidade valiosa para os profissionais da educação se capacitarem e se atualizarem em temas essenciais para a cidadania digital. Através dessas formações, os educadores poderão contribuir para a formação de alunos mais críticos, conscientes e responsáveis no ambiente digital.